Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho
Programa de Segurança e Controlo Total de Perdas/Manual de Certificação do Sistema de Gestão da SST


Programa de SCTP

Introdução

O Programa de Segurança e Controlo Total de Perdas, é composto por 6 volumes, com cerca de 2.700 páginas, em formato A5, com a seguinte designação:

Volume 1 - Manual, Procedimentos e Regras do Sistema de Gestão da SST

Volume 2 - Listas, Siglas, Impressos e Documentos do Sistema de Gestão da SST

Volume 3 - Auditoria do Sistema de Gestão da SST

Volume 4 - Módulos Práticos de Formação 1 e 2

Volume 5 - Módulos Práticos de Formação 3, 4, 5, 6 e 7

Volume 6 - Módulos Práticos de Formação 8, 9 e 10

O conjunto destes 6 volumes, também designado por Manual de Certificação da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), consiste num modelo de Gestão da SST, baseado na Norma Portuguesa NP 4397/OHSAS 18001 e outras fontes, conforme se pode verificar nos índices de cada um dos títulos que compõem os 6 volumes atrás referidos.

Este Manual foi criado com o objectivo de reunir os necessários termos de referência e ser o mais abrangente possível, de forma a permitir a sua utilização em qualquer empresa, independentemente da sua dimensão ou ramo de actividade, para Organizar e Gerir os Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, de acordo com as disposições regulamentares de segurança em vigor.

Deste modo, se uma empresa já tiver os Serviços de SST Organizados, este Manual pode ser uma boa ferramenta de trabalho para fazer a sua gestão, ou se ainda não tiver os Serviços devidamente organizados, ele permite facilmente fazer a sua reorganização, bem como a respectiva gestão.

Este Manual tem ainda duas componentes que importa realçar, ou seja:

1 - É um produto de segurança certificado, com base na Norma Portuguesa NP 4397/ OHSAS 18001, para a Firma Simões & Pestana e da forma como está elaborado, aplica-se directa-mente a um enorme leque de empresas, com pequenas adaptações.

2 - Como tem o sistema de auditoria pontuado, permite a uma empresa, através de auditorias internas e inspecções de segurança planeadas, as quais podem ser realizados a nível interno, medir a sua performance e caminhar rumo à certificação do Sistema de Gestão da SST, de acordo com a Norma Portuguesa NP 4397/OHSAS 18001, se ainda não pretender fazer a respectiva certificação.

Considera-se deste modo, que seguindo as linha de orientação deste Manual, qualquer empresa está a criar uma estrutura com elevado valor acrescentado, não só sob o ponto de vista legal, como também funcional e com tudo aquilo que é necessário fazer para a certificação, de acordo com a Norma Portuguesa NP 4397/OHSAS 18001.

Este Manual foi elaborado a pensar nos Técnicos de Segurança, nas empresas, nas chefias a todos os níveis, nas escolas, nas universidades e para os formadores de Higiene e Segurança, considerando-se de grande utilidade, para este leque alargado de profissionais, sem esquecer aqueles que não tendo ainda os necessários conheci-mentos sobre SST, os pretendam adquirir.

Os 10 módulos de formação, constantes nos volumes 4, 5 e 6, são ainda complementados com testes de avaliação de conhecimentos, com as respectivas respostas, bem com cerca de 520 acetatos em PowerPoint, (fornecidos em suporte informático), para acções de formação, para chefias e trabalhadores.

Nos índices de cada um dos volumes atrás referidos, podem ler-se os títulos e subtítulos de todos os temas abordados, bem como noutro item, as referências bibliográficas que serviram de suporte à elaboração deste Programa de Segurança e Controlo Total de Perdas/Manual de Certificação do Sistema de Gestão da SST.